Graça e paz queridos!
Uma boa maneira de deixar as reuniões de casais mais interativas é realizar algumas dinâmicas para casais. A participação das pessoas faz que o grupo se sinta mais amigável e participativo. Essas brincadeiras não precisam ser realizadas em todas as reuniões, mas é uma boa alternativa para aprendermos de forma lúdica algumas verdades sobre o casamento e como lidar com algumas rotinas de um relacionamento. São brincadeiras simples que podem ser realizadas tanto em igrejas pequenas como igrejas com grande número de participantes, basta organização e adaptação. Neste texto separamos algumas dinâmicas que podem ser colocadas em prática por todo grupo de casais.
Comunicação em dia
Esta é uma das dinâmicas para casais mais criativas e desafiadoras que existem. É uma ótima oportunidade de falar sobre saber comunicar e saber ouvir. Um dos parceiros vai receber um desenho, mas não pode mostrar para o outro. A outra pessoa vai receber um papel em branco e uma caneta, ou lápis, para tentar desenhar a mesma coisa. O desafio é que a pessoa com o desenho é quem vai ficar dizendo o que o outro deve desenhar, sem fazer gestos, apenas falando. Os desenhos devem ser traços simples, mas abstratos. Exemplos de desenhos.
************************************
Caixa misteriosa
Esta brincadeira é bem divertia e pode ser realizada indicada para outros grupos, como o de adolescentes ou jovens. Esta é uma das dinâmicas para casais mais simples de fazer, e interessantes de participar. O líder deve pegar uma caixa de sapato e encher de papel, jornal, pano, ou qualquer outra coisa que dê um certo volume na caixa. No fundo da caixa o líder deve colocar uma barra de chocolate, ou qualquer outra guloseima, e um papel escrito “coma o chocolate”.
No início da brincadeira, o líder explica que vai brincar de batata quente e os participantes devem repassar a caixa um para o outro. No final, quem ficar com a caixa vai ter que cumprir a tarefa que estiver proposta lá dentro. O líder pode amedrontar os participantes dizendo que tem que cumprir, mesmo que seja difícil, ou que não pode ficar com vergonha. Enfim, os participantes devem ficar com medo de serem castigados. A brincadeira começa ao estilo batata quente. O líder pode ficar de costas para o grupo, cantando uma música, ou pode colocar um som tocando, e parar de repente. Quem ficar com a caixa na mão pode escolher em cumprir a tarefa secreta ou sair da roda. Se escolher sair da roda, a brincadeira continua até alguém decidir que vai cumprir a tarefa, ou até o último participante ficar com a caixa na mão, aí ele não tem escolha, vai ter que cumprir a tarefa. Ao ver que sua tarefa será comer o chocolate, todos vão perceber que a tarefa era boa.
Esta dinâmica serve para mostrar que muitas vezes ficamos com medo de uma situação, sem necessidade. Quando confiamos em Deus, podemos enfrentar as dificuldades sem ficar sofrendo antecipadamente. Recomendamos a leitura de 1 Pedro 5:7.
************************************
Vale cartão
Esta atividade também é bem simples e deve ser feita com grupos que se reúnem sempre. Cada pessoa receberá 3 cartões. Em cada cartão a pessoa deve escrever um favor ou mimo que deseja receber de seu cônjuge nos próximos dias. Cada cartão só deve ser uado uma vez, como uma forma de pagamento. Exemplos de mimos: uma massagem, levar para passear, um café da manhã na cama, um jantar romântico, um almoço em restaurante que escolher, ganhar um chocolate etc.
O objetivo é conhecer melhor o que o parceiro gosta de receber, para que não precise ficar pedindo sempre. Ressalte também que, com a comunicação em dia, não é preciso que cartões sejam feitos, a simples conversa pode gerar estes mimos periodicamente. Esta é uma das dinâmicas para casais que podem ser feitas para que a liderança prepare o grupo para uma reunião específica.
************************************
Perguntas ocultas
Esta brincadeira costuma ser bem popular entre os casais. É uma daquelas dinâmicas para casais que podem ser feitas em retiros, ou reuniões que o grupo já se conheça um pouco. Cada participante responde uma série de perguntas sobre seu parceiro e depois comparam as respostas para ver quem acertou mais. É importante ressaltar que para cada pergunta devem existir dois campos de resposta, uma para a resposta de quem está escrevendo e outra para que ele coloque o que acha que o parceiro vai responder. Por exemplo, para a pergunta “qual a sua cor favorita?”, a esposa tem que responder sua cor favorita e qual a cor favorita do marido.
É importante que os casais sejam separados, se possível em diferentes salas, ou ambientes. Se não for possível, a dica é coloca-los de costas um para o outro, e distantes, para que não soprem respostas, ou deixem escapar alguma resposta.
Cada participante recebe uma folha com as perguntas. Para facilitar, e não haver confusão, para cada pergunta coloque dois campos. Coloque no primeiro campo “sua resposta” e no outro campo “meu parceiro vai responder”.
Exemplos de perguntas:
Qual o prato mais saboroso que já comeu?
Qual a sobremesa favorita?
Qual a melhor viagem que já fez?
O que mais gosta de fazer quando tem um dia livre?
Qual seria a viagem dos sonhos?
Qual o dia que se sentiu muito triste?
O que faria se ganhasse R$ 10 mil hoje?
O que faria se ganhasse R$ 1 milhão hoje?
Se pudesse escolher qualquer país (ou cidade) para morar, qual seria?
Qual o programa de televisão preferido?
Qual o site que mais gosta de visitar?
O que mais gosta de ver no Youtube?
Qual cantor (ou grupo musical) gospel favorito?
************************************
Cartão invertido
Esta dinâmica é simples e é mais uma brincadeira para descontrair. O líder distribui cartas para os maridos. A carta estará fechada, e por fora, o marido só vai escrever seu nome e o da esposa “de: Fulano Para: Fulana”. O marido não pode ler a carta, só vai assinar e entregar para as esposas. As mulheres vão ler a carta. Provavelmente ficarão furiosas. O líder vai escolher uma mulher para ler o bilhete em voz alta. Depois, vai escolher um marido e pedir para ele ler o bilhete, só que de traz para frente. O bilhete será o seguinte:
Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto muito, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais…
Após a leitura desta carta, diversos assuntos podem ser colocados em pauta. Pode-se falar de como é importante a comunicação do casal. Saber falar as coisas bem claramente as coisas. Não sair interpretando as coisas como vêm na nossa cabeça. Ou ainda, sobre fazer surpresas, pois assim como as esposas ficaram surpresas ao ler a carta de trás para frente, pequenos mimos mudam o humor de uma pessoa instantaneamente.
TÍTULO: COMO ESTÁ SEU CASAMENTO?
material:
-1 banana bem bonita, sem defeitos e não muito madura
-1 agulha
-prepare o material antes da reunião começar para que os casais não vejam;
-pega -se a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca até que você perceba que transpassou o miolo e encostou no outro lado da casca sem furar este lado,e nesse furo, faça movimento vai e vem para poder cortar a banana.Isso você vai fazer em toda a banana.Dê um espaço entre um furo e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa.Você vai fazer isto e quando for fazer a dinâmica você irá perguntar para os casais “Como está seu casamento ? Olhem essa banana que linda ! Parece estar muito boa, procure algum defeito nela, não parece que tá legal?” Peça para eles responderem, eles responderam que parece estar muito boa mesmo, então, você pega e vai descascando a banana devagar para que vá caindo rodelas de banana , e você fala para eles:
“Queridos olha só agora como está a banana que se aparentava linda por fora, mas que por dentro está toda em pedaços” , e você pergunta novamente?
E como está o casamento de vocês? Em bom estado como a banana estava antes ou assim como esta agora? E comente com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outros que estão muito bem, quase perfeito, mas que na verdade estão precisando de ajuda, pois seu casamento está fragmentando como a banana.
Material: Flanela e Polidor para Aliança.
Dinâmica: Passar para cada um dos integrantes um pequeno pedaço de flanela e com um pingo de qualquer produto para polir metais ou prata. Pedir aos participantes que fiquem polindo suas alianças. No final, peça para que Ihes mostrem as flanelinhas todas sujas, escuras, pretas com a reação do polidor. Isto serve para mostrar o que o Curso Casados para Sempre pode fazer nos nossos casamentos, ou seja, remover toda sujeira que muitas vezes esta emperrando a vida do casal. Se o casal não estiver usando aliança aproveitar para falar da importância do use da aliança.
UMA SÓ CARNE
a.)Material: Massa de modelagem (cores diferentes para cada cônjuge).
Dinâmica: Dar a cada cônjuge um pedacinho da massa de modelagem de cores diferentes. Observar o fato de serem da mesma substancia, mas com suas particularidades especiais. Orientar a mistura dos dois pedaços, pelo casal. Apos rápidos comentários sobre o resultado da junção (uma só cor; mescla; uma cor mais em evidencia etc...). Pedir para o casal que, agora,SEPAREM as massas que receberam. Verificar a impossibilidade, reafirmando o princípio estudado.
b.)Material: Dois sucos - coloridos diferentemente um do outro.
Dinâmica: 1 vermelho e outro amarelo e mostra-se depois como e impossível separá-los. Isto e o que acontece com nosso casamento, depois de juntado, não terem como separar, quando separa um leva parte do outro.
Extraído do site: http://www.vozdotrono.com.br/new/pagina.asp?cod=71&m=8
0 Comments