Graça e Paz Virtuosas!Tudo bem!
As férias escolares estão chegando e as igrejas têm pela frente a oportunidade de promover uma programação especial para este período, oferecendo ensino bíblico e brincadeiras educativas para a criançada. Neste post vamos sugerir algumas dica e Ideias de como preparar uma EBF (Escola Bíblica de Férias).
Em seguida, apresentaremos algumas ideias retirada do blog ensino infantil num clique.é um material antigo mas é um belo manual para uma EBF ,e que da para ser usado na sua igreja nos dias atuais.
Como sempre falo sempre falo sempre faço uma pesquisa bem detalhada na net,procuramos o melhor material e sempre que possível damos uma atualizada em alguns Material, Mas cada uma pode fazer como achar melhor para seu ministérios (igrejas). Então use sempre a criatividade e se inspire-se e faça uma resumo conforme sua necessidades.
Vamos lá. A melhor maneira é começar o preparo com antecedência, fazendo toda a parte material e manual com calma, sobrando tempo para o preparo espiritual, sem agitação e preocupação.
Algumas dicas de como fazer:
1 – Determine a data;
2 – Reúna uma equipe disponível para o evento;
3 – Pense no número de crianças que quer alcançar- da igreja, da comunidade, visitantes. Calcule o número de crianças e dobre o resultado para a preparação de todos os insumos necessários para o primeiro dia (lanche, trabalhos manuais). Depois você vai se reestruturando com base no dia anterior, sempre calculando um acréscimo para não faltar nada. Se você já fez o evento, então calcule pelo evento anterior com pequeno acréscimo.
4 – Leve para a reunião de equipe a lista do material necessário para a distribuição de responsabilidades. Marque uma data para cobrar o retorno das atividades.
5 – Material Necessário: dependendo do número de dias da EBF, você escolhe os itens que quer abranger da lista abaixo:
CRACHÁ – nome do professor ou ajudante. Assim a criança poderá identificar melhor a liderança.
COLETES PARA EQUIPE – ou combinar cor de roupa, também para identificação dos líderes.
FOLHAS DE INSCRIÇÃO – providencie uma mesa na entrada com várias cópias de inscrição e uma equipe para anotar: nome da criança, idade e endereço, se é visitante ou não, para mandar convites de outras programações.
CONVITES – para distribuição e divulgação na vizinhança.
OFICINAS DE TRABALHOS MANUAIS – de acordo com o tema e lição apresentada, escolha antes as oficinas que preferir e a equipe. Providencie os trabalhos por idade.
HISTÓRIA, TEMA, VERSÍCULO – escolha uma história bíblica, um versículo referente e o ensino ou ensinos que deverá apresentar e trabalhar durante o evento.
LOUVOR – convide uma pessoa capacitada, animada e que escolha cânticos referentes à lição bíblica, aos ensinos apresentados e também cânticos movimentados. O líder do louvor pode ensaiar antes um grupo de juniores que já estará participando do evento para dar ênfase aos cânticos com gestos e alegria, iniciando todos os dias com louvor.
TEATRO, CENÁRIO – Encenar uma peça teatral é uma excelente atração para ensinar os princípios bíblicos durante a EBF. Escolha uma equipe para fazer o cenário da história bíblica e outra para atuar na peça de teatro. Geralmente jovens e adolescentes gostam de participar. Ensaie a peça antes para que saia melhor e dê mais resultados. Após a apresentação, destaque sempre o ensino para que fique claro e faça um apelo apresentando o plano da salvação de forma clara, prática e rápida. Leve as crianças que se decidiram por Jesus, pra uma sala a fim de conversar com as pessoas do aconselhamento e para receber “o livro sem palavras”. (que você deverá ter providenciado).
MISSÕES – tenha uma equipe para a sala de missões, com pessoas preparadas e que amem falar de Jesus. Escolha um tema para a sala de atividade e faça a decoração do ambiente de acordo com esse tema. Exemplo: Índios. Além da decoração, faça trabalhos manuais referentes ao tema para incentivar nas crianças a necessidade de missões e apresente o caminho da salvação para as crianças que não têm Jesus como Salvador, fazendo apelo e orando junto com ela.
FANTOCHE – treine uma equipe que goste e que saiba mexer com fantoche. Este recurso é importante, mas precisa ser bem orientado para uma conversa direta, sem rodeio. Pode ser útil na abertura, nos concursos (se fizer), para atrair a atenção da criança e também pode ser usado para conversar com o narrador da história.
- SÁBADO DIFERENTE – você escolhe com antecedência entre: apresentação da última parte da história, uma história diferente, uma apresentação com fantoche, brincadeiras dirigidas na quadra, músicas especiais, fantoche humano e outras ideias que tiver. Sempre com lanche no final.
- LEMBRANCINHAS PARA SORTEIO – horário, frequência. Na abertura, antes da divisão para as oficinas, faça um sorteio com pequenas lembranças referentes a missões ou à história bíblica ou brinquedos, para as crianças que chegaram no horário certo, para aquelas que não faltaram nas aulas, para aquelas que decoraram os versículos, e para as que souberem responder as perguntas sobre a lição bíblica.
- JORNAL – entregue no último dia, com convite para um culto. Pode ser feito por uma pessoa capaz na área de comunicação ou por uma equipe que goste de jornalismo e que esteja presente destacando algumas atividades durante a EBF, com fotos e comentários.
- SOM – a equipe de som é muito importante, porque o que você vai comunicar neste evento é de suma importância – a Palavra de Deus – ela precisa ser ouvida e entendida.
- DECORAÇÃO DO SALÃO – faça o cenário referente à história bíblica, mas enfeite também com bolas coloridas para alegrar o ambiente ou outro enfeite criativo para o mesmo fim.
- FORMULAR HORÁRIO PARA OFICINAS – Se você fizer algumas oficinas (artes, musicalização infantil, missões, recreação, etc), precisa organizar os horários. Monte uma programação:
– Faça uma abertura dando boas vindas aos visitantes e a todos os presentes, apresentando o tema, ensinando o versículo, fazendo o louvor.
– Em seguida, conte a história bíblica ou apresente a peça bíblica para todo
– Depois, faça o concurso ou sorteio das lembrancinhas do dia e divida as crianças por grupos, conforme a idade, em salas de aula para as oficinas, fazendo rodízio nas atividades.
– Peça para cada professor levar o seu grupo para a sala conforme você chama, o que precisa ser bem combinado com os professores para que respeitem o horário dado, programando atividades que possam ser terminadas com sossego. Combine também a hora de soltar os alunos no final para o lanche, enquanto esperam os pais.
- PRELETORA PARA SENHORAS – se as mães ficarem na programação, providencie uma pessoa para trazer assuntos próprios, incluindo algum trabalho manual para ser ensinado. Se for esse o caso, você precisa programar essa atividade. Garanto que valerá o esforço para a eternidade e trará frutos para a igreja.
- JUNIORES – os juniores podem ajudar no louvor e também na peça bíblica. Mas na hora de divisão de atividades, é necessário que se faça uma classe para trabalhos manuais com juniores. A idade exige trabalhos mais rebuscados, próprios para a idade, mas de acordo com o tema, ou incluindo o versículo no trabalho feito.
- GASTOS – os gastos devem ser programados de acordo com a verba que a igreja liberar. No entanto, leve para a reunião com os líderes, a programação com os gastos aproximados e calculados, conforme idealizado para a EBF. Assim, na reunião, você poderá defender suas ideias, na medida do possível, de acordo com as posses da igreja, mas sempre ampliando a visão de missões.
Os gastos serão de acordo com o que programar. Darei uma visão geral para o cálculo.
– LANCHES: você precisa ter uma equipe para providenciar e distribuir o lanche, que deve ser o mais simples possível, mas é necessário que tenha. Pode ser pipoca, suco, gelatina, bolo doado pelas senhoras, pão com salsicha ou carne desfiada ou frango desfiado, bolacha, refrigerante, e outros que desejar. Você deve calcular o lanche para as crianças, mães e equipe. O lanche será distribuído sempre no final. Para crianças de 1 e 2 anos, o lanche deve ser distribuído na sala de aula para evitar confusão com os pequenos na saída.
Total:
– Material de Artes e Papelaria / Oficinas e Cenário. Calcule o quanto vai precisar de papel, cola, e outros materiais de papelaria para o evento. Terá que fazer: Tema, Versículos, História Missionária, Cânticos, Convites, História Bíblica ou Peça de Teatro, cópias para papel de inscrição, bolas coloridas para enfeitar o salão, lembrancinhas, trabalhos manuais para as oficinas, jornal (se fizer).
E nunca se esqueça que Escola Bíblica é uma ação missionária, e você e sua equipe são os missionários que serão instrumentos de Deus para sua obra se cumprir. Uma EBF bem feita marcará a vida de uma criança de tal forma que sua vida e da sua família pode ser transformada radicalmente. E as crianças nunca se esquecerão desse momento.
E ai Gostou desse manual?
Espero que tenha ajudado!
0 Comments