MANUAL PRÁTICO PARA UM CULTO INFANTIL





Graça e Paz !Virtuosas tudo bem com vocês?Como já falamos aqui no blog a importância de fazer  culto infantil. Vamos aqui neste post organizar uma Manual pratico pra você ,que ainda tem dificuldade de preparar um culto infantil..
Este post foi inspirado em vários matérias que encontrei na internet,Fiz a edição baseado no meu ponto de vista. Sinta -se a vontade para editar conforme sua  necessidade.

O que não é o Culto Infantil .

Culto Infantil não é Cultinho. Como muito  costumam dizer. Esta expressão “cultinho”, nos dá a entender que estamos lidando com coisas inferiores, sobra de culto, culto menor, ou de “culto de mentirinha”, de que estamos brincando.Que esse momento foi criado para que as crianças fiquem distraindo ou “vigiando” enquanto os pais assistem tranquilamente o culto e sejam cheios do espírito santo de Deus.
O Culto Infantil assim como no culto dos adultos é um grande momento de louvor, adoração e recebimento da Palavra de Deus.



Você sabe o que quer dizer Culto?

Segundo o dicionário,culto significa ADORAÇÃO ou homenagem é divindade em qualquer de suas formas,ou seja O culto é um momento de adoração ,seja ela na forma de oração, louvores,ofertas e mensagem Bíblica.
Alguns vêem o culto infantil como ''show de calouros'' do tipo que uma crianças canta e senta,vem outra canta e senta.
Ou ''Show de palhaçada'' onde  as crianças vem só pra se divertir dar muita risadas e nada mais. Casa de Deus não é parquinho ,nem circo,onde as criança entram só pra se diverte e comer.
E nossa responsabilidade de ensinar nossa crianças  a palavra de Deus, a verdadeira adoração a Deus,Respeito ,reverencia a Deus etc..valores que ele vão levar para sua vida adulta.
O culto infantil  não deve ser preparado de qualquer maneira,nos requer direção e sabedoria de Deus.Devemos ganhar  crianças para cristo e no seu crescimento espiritual e não '' promover eventos'' para mostrar que o ''departamento esta funcionado em suas mão''


Por que fazer culto Infantil?

E através do culto infantil que mostramos a criança a importância de termos cuidado, e reverência na casa de Deus: como não correr, comer dentro da igreja, brincar no púlpito, andar no momento da pregação ou no momento da leitura bíblica, a importância de ofertar, etc.É certo que muitas dessa lição valiosas  nossa criança também devem aprender em casa.
Na cultura judaica,é impressionante como a educação dos filhos,principalmente o que diz a respeito a lei do Senhor,era levada a sério.
Os pais viam a educação de seus filhos como missão dada por Deu
 Na própria lei de Moisés,existem versos,específicos sobre a responsabilidade dos pais em formar filhos abençoado para o mundo ensinando  a eles a lei do Senhor.

'' Estas palavras que, hoje te  ordeno estarão no teu coração;tu as  inculcarás a teus filhos,e delas falará assentado em tua casa,e andando pelo caminho, e ao deitar-te,e ao levantar-te''(Deuteronômio 6:6-7)


O culto infantil, como dito anteriormente, deve ser uma ponte que encaminha a criança a se preparar para o culto dos adultos e ter a visão de ter a igreja como um santuário. Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, podemos destacar:

a) Permite uma facilidade para integração das crianças com “o culto dos adultos”

b) Possibilita á criança uma participação direta no culto, seja: lendo a bíblia, tirando oferta, cantando, orando, etc.

c) Cria integração entre o pastor e as crianças.

d) É uma forma didática de ensinar á criança algumas doutrinas 
importantes, como dízimo, batismo, apresentação de crianças, etc.

e) Dá á criança uma auto-valorização.

Vale ressaltar aos pais, pastores e membros da igreja a importância da presença deles no culto para essa valorização crescer no coração da criança. Como elas aprenderão a se comportar na igreja com a igreja vazia?

Um outro fato importante de fazermos um culto infantil é o fato de usar a linguagem da criança. A palavra de Deus mal interpretada pela criança pode acarretar sérios problemas quando estiver adulta. 
A Bíblia diz que “ai daquele que fizer um deste pequenino tropeçar”,Então tome cuidado!

Atribuições do Culto Infantil

· Preparar e conduzir dominicalmente um culto para crianças de até seis anos , semelhante ao culto dos adultos, com adaptações pertinentes de linguagem e forma.

· Ensinar as crianças sobre a importância da adoração dominical.

· Ensinar as crianças a aproximarem-se de Deus através da oração e dos cânticos, e a ouvirem a voz do Senhor na pregação, respondendo com amor, gratidão e obediência.

· Ensinar as crianças como devem desfrutar e se comportar nos cultos

· Auxiliar as crianças a compreender e desfrutar de cada uma das partes da liturgia.

· Estimular as crianças a convidar outras pessoas para o culto.

· Prestar ao Conselho, relatório anual de suas atividades.

A equipe do Culto Infantil trabalha considerando os seguintes aspectos:

· O Culto Infantil tem ensinar as crianças sobre a importância do culto e oferecer-lhes um espaço de adoração com o qual elas se identifiquem.

· O Culto Infantil, que tem a mesma importância do culto dos adultos, é realizado com reverência e seguindo o mesmo padrão litúrgico.

· O Culto Infantil é diferente da Escola Dominical, por enfatizar a prática da adoração litúrgica bíblica.

Assim como no culto dos adultos, a pregação, estruturada em linguagem acessível, é o elemento central do Culto Infantil.

Quando fazer o culto infantil?

Na minha visão, o trabalho pode ser dividido em duas partes.A primeira parte e o Culto Infantil Dominical (Esse e o culto realizado no mesmo momento dos adultos) e a segunda parte o Culto Infantil Especial (Esse realizado no templo junto com os adultos) realizado bimestral ou trimestral, sabe porquê? As crianças necessitam que toda igreja participe do culto infantil, se este culto for mensal acaba virando rotina na igreja, e todos nós sabemos que quase não se tem igrejas com a visão ministerial de crianças, logo, você não terá o apoio que necessita para realização do culto infantil.

Se for feito bimestralmente, toda a igreja poderá abraçar a ideia e você terá um prazo maior de divulgar o culto através de folhetos, cartazes e convites.

Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto. Você deve abrir a visão da sua igreja dada importância deste culto e da participação dos membros, pois como a criança aprenderá a se comportar num culto se a igreja estiver vazia? Ela não assimilará que é um culto....tendo os pais presentes a criança se sentirá motivada....(aquele velho ditado, faça o que eu falo mas não o que faço)

Antecipadamente, escolha as crianças que receberão oportunidade no culto.

Ex : quem vai fazer a oração inicial ,quem vai ler a bíblia, tirar oferta, etc muito bom/ vale treinar antes

Após escolher as crianças, chame os pais para falar com eles a responsabilidade que a criança vai ter durante a ministração do culto.(muito bom colocar os pais como intercessores/ jejuando)

Antes de tudo, veja quem será o preletor do culto, então faça uma programação.(se for possível e o pastor concordar. Prepare uma criança ou mesmo o professor (a) para ministrar a mensagem, pode ser uma história ilustrada/flanelógrafo/encenada pelas crianças. Os adultos gostam muito, fica marcado, sempre lembrando de enviar convites para os não salvos).

É muito importante termos uma programação para o culto, pois é ali que você terá o nome das crianças que receberão oportunidades.

Dicas Importantíssimas para o dirigente do Culto Infantil:

Dirigir o culto infantil não é somente escolher e cantar com as crianças as músicas, ou fazer “gracinhas” para elas. Louvar com música cantada é somente uma das formas de cultuar.


Há outras maneiras:

· Planeje antecipadamente os períodos do culto onde você pedirá para a congregação se levantar e se sentar.

· Em pé a voz sai melhor, por isso as músicas de exaltação devem ser preferencialmente cantadas em pé. Músicas mais introspectivas, reflexivas, de confissão de pecados, arrependimento… combinam com uma atitude mais introspectiva, sentados ou eventualmente ajoelhados.

· Na escolha da sequência das músicas, considere essa combinação conteúdo-estilo para que a congregação não fique sentando e levantando continuamente.

· Se quiser explicar a música ou fazer algum comentário, explique a música primeiro e só então peça para todos se levantarem (não fique falando muito com todos em pé).

· Se a música for nova, cante a 1a vez sentados e se julgar apropriado, que se levantem na 2a vez. Não peça para o povo se levantar para cantar uma música desconhecida

· Use algum texto de adoração, que fale sobre atributos de Deus, que conduza ao louvor.

· A leitura bíblica faz parte da celebração. Não se esqueça que o culto é de todos para Deus, por isso opte pela leitura em uníssono (todos juntos) ou responsiva (o dirigente lê um versículo e a congregação o seguinte).

· As orações normalmente incluídas no culto são: de abertura / invocação, consagração de ofertas, intercessão pelos visitantes, encerramento do período de louvor e intercessão pelo pregador.



Segue abaixo os procedimentos úteis para a organização do culto infantil:

1)agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja

2)Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.

Faça dramatizações utilizando fantoches, sermão ilustrado, louvores e coreografias, ou convite uma pessoa de fora para pregar para as crianças. Todos nós gostamos de novidades, passe ao preletor o tema do culto, ou deixe Deus tocar no coração dele para Ele trazer a Palavra necessária.

3) “Separar” as crianças que estarão participando ativamente do culto e “conversar com os pais”

4) Envolva os pais no trabalho direta e indiretamente.Forme com eles uma equipe intercessores

5)Faça programação do culto:


Roteiro para culto infantil dominical.

O culto é composto de uma série de ações. São atos conjugados, praticados pelo adorador, que em conjunto formam o culto. São indispensáveis ao culto verdadeiro:

1)Recepção : A recepção das crianças é muito importante. Receba-os com muita alegria, preparando uma atividade de quebra-gelo que proporcione um ambiente agradável a todos. Como exemplo, convide uma criança para relatar fatos, experiências e situações que estiveram envolvidas durante a semana.

1A) Abertura - Oração. Pelo dirigente.

2) Louvor: Inicie o culto com cânticos. Oriente-as que Deus nos dá motivos de alegria e louvor, bem como as vozes para adora-Io. As atividades relacionadas com a música dão mais satisfação as crianças. Quando bem conduzidas, constituem um excelente recurso para o aprendizado da Palavra de Deus.

3) Oração - Enfatize a importância de uma criança realizar a oração. As crianças precisam conhecer o eu valor, pois a oração tem vencido obstáculos, guerras e curado enfermidades de todas as espécies e ressuscitado mortos.

4) Leitura Bíblica - A Bíblia deve ser apresentada sempre no início, com muita reverencia à Palavra de Deus. A Bíblia é muito diferente de outros livros porque para ser compreendida é preciso a iluminação do Espírito Santo.

5) Memorização de Versículos - A memorização de versículos é de valor eterno, pois a Palavra é viva e eficaz. Só ela da o conhecimento de Deus. A Palavra memorizada conduz à criança a salvação ( 1 Pd 1.23). Versículos decorados podem livrar os pequeninos de pecar (Sl 119.9) e prepara-los para pregar as Boas-Novas aos coleguinhas (1 Pd 3.15), e fortalecer a fé (Sl 119.28).

Para ser apresentada, confeccione uma grande Bíblia de papelão e coloque em local de destaque. Na hora da memorização do versículo,retire uma tira de papel com o texto escrito em letras grandes.

Confeccione também faixas com palavras coloridas, para que cada grupo etário fale uma, ao final todos falam juntos. Escolha o texto de acordo com o tema do culto. O dirigente deve saber o texto de cor, como o seu significado; leia o texto diretamente da Bíblia.

Explique as palavras difíceis. Explique o ensino principal do versículo de maneira clara e objetiva. Use um método diferente para a repetição do versículo, e repita sempre com a referência.

6) Especial - Esta é uma atividade para descontrair e alegrar as crianças. É para ficar com aquele gostinho de "quero-mais". Faça uma rápida apresentação dramatizada com algumas crianças ou professores, utilizando fantoches ou um musical animado com louvores conhecidos.

7) Testemunhos - Os testemunhos são uma forma de gratidão pelo amor de Jesus em curar enfermidades, salvar, abrir portas de emprego para os pais, resolver problemas difíceis na família e levar a vitórias no boletim escolar. Enfim, os testemunhos irão glorificar ao Senhor, edificar as crianças, desenvolver a confiança em Deus e motiva-Ias a caminhar na estrada da fé.

8) Oferta - A oferta faz parte do culto. Quando nada se oferta a Deus, o culto não pode ser perfeito. "E ninguém apareça vazio perante mim", Ez 23.15. Um culto sem oferta é um culto antibíblico, pois as ofertas representam a expressão de gratidão do adorador.

As crianças precisam aprender que quando se recebe de Deus, devemos dar daquilo que Dele recebemos.
Relacione para os pequeninos a utilidade das contribuições: fazer construções, ofertar as famílias carentes, comprar bancos, cadeiras, pagar a luz, água, materiais em geral para a igreja, auxilio pastoral, comprar materiais de limpeza e higiene etc. Sempre leia para elas antes de ofertar um versículo sobre a importância da contribuição.

9) História bíblica - Muitos líderes são excelentes contadores de histórias porque trouxeram consigo esta aptidão; outros precisam adquiri-Ia através de muito esforço e preparo. Sem dúvida, é possível ser um bom contador de histórias, basta gostar de ler, gostar de crianças e reconhecer a importância da história para elas.

A pessoa responsável pela história precisa estar consciente de sua importância. Deve transmitir as emoções através da voz sem gritar e sem falar muito baixo. Falar com clareza, utilizando uma linguagem simples e objetiva; evitar repetições desnecessárias, pois chamam atenção da criança. Por isso tome cuidado com os chamados "tiques" de linguagem, como por exemplo: certo, ma!? Então, aí, entendeu?

10) Perguntas bíblicas - Tem por finalidade proporcionar as crianças momentos de alegria que enriquecem o conhecimento bíblico e dinamizam o culto ao final da história.

Convite para decisão - Ao apresentar a mensagem salvadora as crianças, devemos convida-las para que aceitem Jesus como o seu Salvador. Esse momento é importantíssimo, então o apelo deve ser claro. Os pequeninos precisam entender o seu significado. É recomendável que um material visual apropriado seja utilizado: cruz, céu, igreja, coroa etc.

11) Distribuição de lembrancinha e lanche - Crianças gostam muito de receber lembranças, mesmo que sejam simples. O lanche também é recomendável porque elas estão em fase de crescimento, por isso estão sempre comendo.

Roteiro para Culto Infantil Especial realizado Bimestral ou Trimestralmente .

Lembre esse culto e realizado no templo no horário normal de culto .A organização deve antecipada agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja para não causar tumulto . Você deve abrir a visão da sua igreja e do seu pastor da importância deste culto e da participação dos pais.
Como as crianças aprenderão a se comportar na igreja se ela estiver vazia? Ela não assimilará que está havendo um culto,tenho a presença dos pais ,a criança se sentirá motivada.

Antecipadamente, veja as crianças que estarão recebendo oportunidade. Após a escolhe, chame os pais e fale da responsabilidade que a criança terá no momento do culto infantil (muito importante colocar os pais como intercessores), e nunca deixe de ter em mãos a programação do culto, com o nome das crianças que irão participar. Lembre-se que eles são “os donos do culto”, logo, eles que deverão receber as oportunidades do começo ao fim.

Use-as com empenho seja para cantar hinos, leitura da bíblia, louvores, fantoches, teatros, coreografia, auxilio, para segurar visuais, recolher ofertas, etc.
18:30 h

Oração.

Sim nós adultos devemos ser referência para as crianças, chegando cedo e ensinando-as a dobrar o joelhos e a orarem a DEUS. Não há milagres e atuação de Deus em nossas vidas sem uma vida de oração, precisamos deixar este legado aos nossos filhos e a igreja do daqui a pouco!

19:00 h
Inicio com hino a Harpa ou Cantor Cristão
(duas crianças são escaladas para abrir o culto cantando os hinos)

19:30 h
Leitura bíblica
(uma criança faz a leitura).
Oração 
(uma criança faz a oração).
Ficar junto da criança para que ela realize a leitura e a oração dá segurança a ela, evitando que ela fique tímida e nervosa.

19:40 h
Apresentação dos visitantes
Pastor local faz as apresentações, ou o dirigente do culto do infantil.

19:45 h
Canta-se um corinho para os irmãos e crianças se cumprimentarem-se.
Um bom momento também para recepcionar os visitantes.

20:00 h
Um auxiliar da equipe de louvor da abertura a parte dos louvores (em um dos louvores faz-se a coleta da oferta, duas crianças recolhem a oferta).
Este espaço é dedicado especialmente as crianças que desejam louvar, o ideal é fazer uma ESCALA antecipada com as devidas programações, exemplo: quem vai orar, ler, cantar, recolher a oferta e etc..

20:30 h
Pregação
Geralmente convidamos um membro do ministério infantil ou mesmo o pastor para trazer a mensagem Bíblica destinada ás crianças e aos adultos, que pode ser usado vários recursos didáticos e isto fica a critério do preletor, uma vez que a palavra seja dedicadamente a vida da criança bem como á sua aplicação diária e com fundamento bíblico aplicado.

Sugestões

Histórias Bíblicas no Data Show, 
Transparências (retroprojetor),
Fantoches
Representação pessoal (a pessoa que conta a historia se apresenta como personagem Exemplo: Historia do Cego de Jericó, a pessoa se faz de cega e representa o cego para as crianças)
E muitas outras que vocês já devem saber...

21:00 h
Encerramento,
Pastor encerra a reunião com oração e avisos da semana.

21:10 h
Na saída as crianças recebem doces/balas ou outro brinde surpresa, como espécie de "incentivo pela sua presença no culto




Como montar um Congresso(Confraternização) Infantil:

1-  Orar,pedir á Deus direção para escolha do tema  e divisa
2-  Fazer reunião com os professores do Departamento Infantil, e atribuir funções para o dia da festividade.
Ex:recepção,vigilância,ornamentação,tesouraria,recepção,compras,etc
3-  Escolher lembranças, decidir lanches, etc
4-  Orar para convidar preletores e preparar carta-convite já com o tema-divisa
5-  Selecionar músicas para ser cantada pelo conjunto Infantil e decidir modelo de uniforme (camisa,roupa ou beca)
6-  Começar a ensaiar as crianças, no mínimo 3 três meses antes da data da festa.
7-  Um mês antes á festa entregar a carta-convite aos preletores e conjuntos convidados e fazer a programação,avisando o responsável da criança qual será sua participação no culto e qual a importância desta responsabilidade.
8-  Entregar o uniforme uma semana antes da festa e confirmar a presença dos convidados.
9-  Fazer ensaio geral dentro do templo dois dias antes da festividade.
10-Um dia antes da festa,reúna todos os professores para orar no templo (se possível esteja de jejum),peça a Deus que toca na vida de cada criança que entrará pelas portas do templo e unge cada banco da igreja.
11-Comece a arrumação bem cedo para que tudo esteja pronto no mínimo 2 horas antes do inicio da festividade,o culto deve ser dirigido pelo líder do departamento infantil com auxilio do vice ou uma professora, que devem estar sempre revezando. Caso contrário, deixe o vice-líder e uma professora dirigir o culto para evitar que a líder fique sobrecarregada,pois quem dirige o culto não pode ficar descendo do púlpito para “resolver problemas”.
12- Todos os professores devem estar presente no mínino 1 hora antes da festividade para receber as crianças e “ajeitar” coisas pendentes.
A recepção é indispensável

Exemplo de Programação:

Oração Inicial com boas vindas
Leitura introdutória
Louvor congregacional
Palavra introdutória feita por uma criança
Oportunidades
Oração pela oferta
Oferta
Conjuntos convidados
oportunidades
Conjunto local
Oração para pregação
Pregação
Oração Final
Sorteio,brincadeiras ou entrega de brindes
Detalhes que não podem passar desapercebidos:
1-  Convidar cantores ou preletores de outras igrejas é opcional.
2-  Procure dá oportunidades ás crianças da sua igreja,instruindo-as antecipadamente a sua função.
3-  O pastor deve estar presente nos dias de festa,pois as crianças se sentem importantes ao vê-lo no culto que são delas
4-  A ornamentação é indispensável,procure ornamentar de acordo com o tema.
5-  Reserve uma sala para o preletor independente dele seu um “conhecido” ou “anônimo”, o tratamento deve ser igual.
Prepare uma sala com lanche, arrume condução para leva-lo e casa (se necessário),e se procure dá uma oferta de amor.
6- Não esqueça de orar pelo preletor antes da pregação, e deixe sempre disponível um copo com água para o preletor no momento da pregação.
7- As professores devem estar apostos espalhadas pela igreja com a função de “controlar” as crianças.
8- Dê lanche ou saquinho com doces para as crianças no final do culto.Lembre-se: Você gosta de lanchar na cantina da igreja depois do culto,e com as crianças não são diferentes de você.
    9-Tenha em mãos durante o culto a programação dele para evitar “deslizes”do tipo: “quem quer cantar agora?”

10-O Culto é das crianças,deixe-as participarem ativamente,como: Recolher oferta,ler a bíblia ,contar testemunhos, cantar, etc...



Espero que tenha ajudado!
Deus o abençoe!

You Might Also Like

0 Comments