Como organizar um retiro espiritual evangélico
- janeiro 25, 2020
- By Chrisamerico
- 0 Comments
Graça e Paz Virtuosas! Tudo bem com vocês?😍
Para começar essa temporada de 2020 vamos postar algumas dicas de Retiro Espiritual. Retiros espirituais têm se tornado cada vez mais populares, principalmente em tempos tão conturbados em que as pessoas buscam paz e conexão espiritual. Geralmente, eles são organizados em locais mais afastados dos centros urbanos, para que os participantes se desliguem das suas rotinas e se concentrem em sua espiritualidade. Mas organizar um retiro espiritual não é uma tarefa muito simples. Nos grandes retiros, uma quantidade grande de pessoas precisa ser gerida para que se tenha sucesso e dias de muita glória e fé.
Portanto, separamos algumas dicas bem especiais para você que quer planejar um retiro de excelência na sua igreja.
Vamos as dicas!
1 – Monte um grupo que será responsável pelo retiro. Ele cuidará de toda a parte burocrática. Busque pessoas capacitadas, responsáveis e dispostas a ajudar. Para que o retiro espiritual transcorra bem, é indispensável uma organização impecável. Para isso, uma equipe comprometida é fundamental. Para montar uma equipe de trabalho na organização de um retiro espiritual, deve-se, antes de tudo, conhecer bem as pessoas envolvidas e escolher aquelas com mais experiência em cada setor.
Basicamente, a equipe deve ser dirigida por um coordenador geral, que geralmente é o organizador do evento. Além deles, outras peças fundamentais na composição de uma equipe de trabalho são:
Secretário — auxilia na organização de reuniões, cronogramas e demais materiais de secretaria;
Tesoureiro — responsável pelo controle de gastos, prestação de contas e suprimento das necessidades antes e durante o evento;
Coordenador devocional — ajuda na escolha dos palestrantes, organiza as orações matinais e vespertinas e os cursos e grupos de estudos;
Coordenador de lazer — responsável pelas dinâmicas de grupos, gincanas e outros tipos de recreação que façam parte do cronograma do evento;
Diretor de estrutura — coordena todas as ações que envolvem as estruturas necessárias para a realização do evento, como iluminação, ornamentação, decoração de salas, som, campos, etc;
Diretor de comunicação — auxilia na divulgação das inscrições e nas demais informações sobre o evento antes, durante e após sua realização;
Diretor de limpeza — coordena a execução da limpeza e das pessoas designadas para a sua realização;
Chefe de cozinha — pessoa que monta e coordena a equipe de cozinheiros e ajudantes de cozinha, bem como organiza todos os materiais relacionados à alimentação dos participantes.
2 – Defina a quantidade de pessoas que participarão do retiro, onde ele ocorrerá, e quanto custará para cada participante. A escolha do público-alvo é essencial para desenhar todo o evento, pois é baseado nela que o projeto de evento será desenhado. Como já foi dito, existem diversos tipos de retiro, inclusive por existirem vários tipos de religiões. Para conhecer qual o público, as pesquisas são muito úteis e ajudam a descobrir o perfil das pessoas que têm interesse em participar do evento. Elas podem ser feitas nas Igrejas (ou templos) e também nas redes sociais em que essas pessoas estão.
Para conhecer qual o público, as pesquisas são muito úteis e ajudam a descobrir o perfil das pessoas que têm interesse em participar do evento. Elas podem ser feitas nas Igrejas (ou templos) e também nas redes sociais em que essas pessoas estão.
3 – Abra as inscrições com certa antecedência do dia do retiro. Só assim será possível entender todas as necessidades e demandas futuras.
4 – Crie uma planilha com nomes, contatos e colunas para recebimento das parcelas que serão pagas pelos participantes. Deste modo você consegue se organizar muito melhor. Quais os recursos financeiros disponíveis ou quanto se pretende arrecadar para tornar possível a realização do retiro? O orçamento deve ser administrado com bastante cautela.
Ele deve prever gastos com alimentação, transporte, decoração, aluguel do local, recursos materiais necessários para as atividades, etc. Na verdade, ele é o ponto de partida de qualquer plano de ação. Por isso, deve ser administrado de forma realista por uma ou mais pessoas comprometidas em aplicá-lo da melhor forma.
Ao definir o dinheiro disponível e quanto deve ser arrecado com as inscrições, é preciso relacionar os serviços contratados, com prazos e valores para pagamento. A escolha dos fornecedores também merece atenção, de modo que ofereça preços acessíveis e qualidade desejada, principalmente no que se refere à alimentação.
5 – Crie uma arte para confeccionar camisas. É divertido e todos terão uma recordação física de um dia especial entre amigos e a palavra de Deus.
6 – Dependendo do local escolhido, será necessário alugar um ônibus. Pense nisso com bastante antecedência para que no grande dia não ocorra nenhum imprevisto.
7 – Convidar os preletores. As pessoas que vão palestrar no dia do retiro precisam estar em sintonia com a palavra do Senhor. Neste tópico, devem ser definidos os palestrantes que participarão do evento. Eles serão convidados de outra congregação? Quais os temas que abordarão? Será necessário algum material específico para utilizar nas palestras?
Todos os detalhes relacionados a essas atividades devem ser discriminados na checklist, principalmente se os palestrantes não fazem parte da comunidade organizadora do evento.
8 – Música é fundamental. Haverá momentos em que uma música será necessária para embalar o retiro. Então, você pode convidar a própria banda da sua igreja, ou, se não tiver, convidar alguma outra banda para ministrar os louvores.
9 – Elabore a programação de cada dia do retiro com os devidos horários. Entenda uma coisa: organização é a palavra-chave para um retiro perfeito. Garanta que o cronograma contemple todas as atividades — momentos de oração, cursos, palestras, momentos de lazer, etc. É preciso que cada participante encontre localização e horário de cada atividade que se realizará durante o evento.
Para ajudar na criação do cronograma, faça uma segmentação das tarefas, criando grupos temáticos. Desse modo, será possível organizar cada uma e distribuí-las de forma cronológica. Segurança
Um detalhe que não pode ser esquecido na organização de qualquer evento é a segurança — principalmente em retiros que são direcionados para jovens e pessoas com mobilidade reduzida.
Sendo assim, ela deve ser analisada em todas as situações. Para isso, verifique se o local oferece segurança interna e externa, como estradas acessíveis nas proximidades, saídas de emergência, extintores de incêndio e, até mesmo, sinal telefônico.
Como os retiros normalmente são realizados em locais mais afastados, tudo isso deve ser considerado.
10 – Por último, mas não menos importante, peça sempre direcionamento de Deus. Ajoelhe-se, ore quantas vezes forem necessárias para ter orientação e fazer o melhor que puder.
Como você pode ver, organizar esse tipo de evento requer planejamento e atenção às dicas que foram apresentadas nesse texto. Além disso, é bom lembrar que o público quer entrar em conexão com Deus — por isso, suas ações devem estar voltadas para esse objetivo.
Então, gostou do texto sobre a organização de retiro espiritual? Tem alguma dicas para compartilhar conosco? Deixe nos comentarios!
Até a próxima!
0 Comments